Central: 0800 284 5551
Tel: (71) 3321-1543 - Telefax.: (71) 3321-5196 - cedeca@cedeca.org.br
Rua Gregório de Matos, Nº 51 - 2º andar - 40.026-240 - Pelourinho - Salvador/Bahia

Notícias

Aplicativo Proteja Brasil - Um grande aliado na proteção de crianças e adolescentes durante a Copa
09 de Junho de 2014

Aplicativo Proteja Brasil - Um grande aliado na proteção de crianças e adolescentes durante a Copa

Compartilhe:


A luta pelos direitos da criança e do adolescente entra na era da tecnologia e ganha um reforço de peso. Trata-se do Proteja Brasil, um aplicativo para iPhone, tablets ou celular com sistema Android ou IOS, criado para facilitar as denúncias, indicar os atores a serem acionados e a localização da rede de assistência e defesa, principalmente em épocas de megaeventos como Copa do Mundo, Olimpíadas 2016 e festas regionais.

Ao ser acessado, o aplicativo mostrará os telefones e endereços do melhor caminho para se chegar a delegacias especializadas de infância e juventude, Conselhos Tutelares, Varas da Infância e organizações que atuam na defesa de crianças e adolescentes nas principais cidades brasileiras. Além disso, o Proteja Brasil classifica oito tipos de violações de direitos: trabalho infantil, violência física, violência psicológica, violência sexual, discriminação, tortura, tráfico de pessoas e negligência e abandono.

A ferramenta, que pode ser baixada gratuitamente na Apple Store e no Google Play, está disponível tanto para brasileiros como para estrangeiros, pois foi lançado em português, inglês e espanhol.

O app Proteja Brasil nasce de uma iniciativa do Cedeca, apresentado ao UNICEF como uma ferramenta para resposta rápida no enfrentamento das violações contra crianças e adolescentes em megaeventos. O projeto foi desenvolvido pela IlhaSoft, UNICEF e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A então ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, anunciou o aplicativo no Rio de Janeiro, em junho de 2013, no período da Copa das Confederações, quando o software ficou disponível para utilização.

Mais informações através do site www.protejabrasil.com.br.

Entenda como funciona

O aplicativo facilita a denúncia em três simples passos, além de manter em sigilo o denunciante.

1) Faça o download do app compatível com o seu celular: Apple Store ou Google Play:

 

2) Permita que o aplicativo acesse a sua localização:

3) Selecione a instituição especializada na proteção de crianças e adolescentes mais próxima de você e faça sua denúncia. Não é necessário se identificar. 

Confira o vídeo explicativo

 Vídeo Oficial Proteja Brasil 

 

Confira também:

 

ü  Brasil vai exportar aplicativo que ajuda a combater violência contra crianças e adolescentes


Autor: Gisa Barbosa

Últimas Notícias

Agenda


Combata o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Se você sabe de algum caso, faça sua denúncia anônima. Não fique de braços cruzados.